Marque uma consulta:

(34) 3219 0551

(34) 3237 4220

(34) 99789 7779

ESPECIALIDADES:   RQE- 10760   |    RQE-22435

ENDOCRINOLOGIA

Afinal de contas, porque os hormônios são tão importantes a ponto de terem uma especialidade dedicada somente a eles e, portanto, quais são as atribuições de um endocrinologista?

Vamos então esclarecer estas dúvidas da forma mais didática possível!

Hormônios são produzidos por glândulas endócrinas e secretados diretamente na corrente sanguínea. Eles são mensageiros químicos que atuam em vários locais do organismo, atingindo vários órgãos e tecidos. Cada hormônio terá uma função específica e uma vez em contato com as células envolvidas na sua função, “contará” a elas o que deve ser feito para manter o equilíbrio e funcionamento adequado do corpo.

Interessante e mágico é que os hormônios não agem sozinhos e estão comunicando entre si durante todo o tempo através de um mecanismo denominado feedback. Isto significa que, se um hormônio está exagerado, outro é logo ativado ou desativado para diminuir esta produção numa sintonia perfeita.

Quando esta sintonia começa a não funcionar, entra em ação o Endocrinologista. Este é o profissional que, após ter se preparado por no mínimo 10 anos de estudo, está apto a tratar os distúrbios hormonais. Cada glândula que não funciona bem causará um problema específico, seja porque ela produz muito hormônio ou, ao contrário, porque produz pouco. Por exemplo, se a Tireoide secreta muito mais hormônio do que deveria, a causa é o Hipertireoidismo, mas se secreta pouco, a causa é o Hipotireoidismo.

No entanto, nem sempre há problema em uma glândula, mas há necessidade de tratamento como no caso das pessoas Transexuais. Nesta situação, tudo funciona aparentemente bem do ponto de vista biológico, mas a pessoa nascida no gênero masculino sente-se pertencente ao gênero feminino e a pessoa nascida no gênero feminino sente-se pertencente ao gênero masculino. É atribuição também do endocrinologista reconhecer que existe uma grande e verdadeira necessidade a ajudar esta pessoa a se adequar ao gênero que deseja pertencer.

Na sessão de Principais Tratamentos, irei especificar com mais detalhes os principais problemas causados pelas glândulas endócrinas, incluindo Diabetes, Obesidade, Tireoidopatias, Distúrbios das Glândulas Adrenais, Síndrome de Ovários Policísticos, Hirsurtismo, Hipogonadismo masculino, Menopausa, Osteoporose, Dislipidemias, Distúrbios da Hipófise, Distúrbios do Crescimento, Puberdade Precoce e Atrasada, Síndrome de Turner e Transexualidade.

 JD. KARAÍBA

Rua Rafael Marino Neto, 600 - Clínica Pulso Cardiologia/Portaria - Bairro Jd. Karaíba - CEP: 38411-186 - Uberlândia - MG - (34) 3219 0551 / (34) 3225 7777 / (34) 99119 9435

 

2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A DRA. TACIANA MAIA FEIBELMANN   CRM-MG 34.119

ESPECIALIDADES :    RQE- 10760 .  ENDOCRINOLOGISTA ADULTO    |    RQE-22435 .  ENDOCRINOLOGISTA INFANTIL

As informações contidas neste site não devem ser usadas para diagnosticar ou prevenir doenças, antes de iniciar qualquer tratamento procure um médico.

DESENVOLVIDO POR